Tela de proteção em janelas: o que você precisa saber para instalar

A tela de proteção é um item de segurança essencial para quem tem crianças ou animais de estimação em casa. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados antes de instalar esse equipamento.

Quem tem filhos pequenos ou animais de estimação em casa precisa prestar muita atenção para que eles não sofram nenhum acidente, já que eles não têm noção dos perigos. Por isso, vale a pena instalar telas de proteção nas janelas da sua casa ou apartamento. Dessa forma, você conseguirá proteger as suas crianças e pets de uma forma mais eficaz.

Até mesmo quem mora no andar térreo de um prédio ou em uma casa de apenas um andar pode se beneficiar das telas de proteção, já que esses equipamentos impedem que os pets fujam do local. Além de também não permitirem que animais da rua entrem na sua casa.

As telas de proteção podem ser instaladas em janelas, varandas, escadas e até mesmo em cima de piscinas.

Continue lendo este artigo para descobrir o que você precisa levar em consideração na hora de escolher uma tela para sua casa e quando é indicado instalar esse tipo de equipamento.

Por que instalar uma tela de proteção?

A tela de proteção ajuda a evitar muitos acidentes com crianças e animais de estimação. Afinal, por mais atenciosos que sejam os pais e os tutores, não é fácil cuidar de filhos e pets, e apenas alguns segundos de desatenção podem ser o suficiente para que algo grave ocorra.

Por isso, é essencial instalar telas de proteção para ajudar a garantir a integridade física das crianças e dos animais de estimação.

Além disso, para instalar esse tipo de equipamento não é preciso investir muito. É possível encontrar empresas que fazem esse serviço por um valor acessível.

Outro benefício das telas de proteção é que elas não demandam manutenção. Sendo assim, você não vai precisar gastar mais dinheiro após a instalação.

As telas de proteção podem ser instaladas dentro e fora das casas. As que ficam nos ambientes internos costumam durar cerca de cinco anos. Já as telas que são instaladas em áreas externas duram aproximadamente três anos. Consulte junto ao fabricante o tempo de vida útil do equipamento adquirido para fazer a troca na hora certa.

O que levar em consideração na hora de escolher esse equipamento?

Atenção à Norma da ABNT NBR 16.046/2012 sobre redes de proteção para edificações. A parte 1 trata de requisitos mínimos para fabricação de redes. Portanto, na hora de escolher, você deve prestar atenção à finalidade da rede, ao material e à resistência. O que é para crianças, pode não servir para os pets.

As redes de proteção podem ser feitas com dois tipos de materiais. Por isso, é importante que você conheça cada um deles antes de escolher o melhor para a sua casa:

  • Polietileno – esse material é impermeável e não conduz eletricidade. Além disso, ele também é muito resistente a sol e chuva;
  • Poliamida – essa matéria-prima é ideal para ser usada em ambientes internos, pois é menos resistente que o polietileno.

Além de escolher o material mais adequado para a sua casa ou apartamento, também é importante que a tela de proteção suporte 500 kg por m².

Você pode até achar que esse número é exagerado. No entanto, dependendo da velocidade de impacto da pessoa com a rede, o corpo dela pode chegar a pesar até 10x mais do que o seu peso real. E esse cálculo também vale para os animais.

A tela ideal para cada tipo de proteção

Assim como há telas feitas de diferentes matérias-primas, também há telas de diferentes malhas. Cada uma delas tem uma característica e indicações de uso específicas, são elas:

Malha 3×3 – Esse tipo de rede de proteção é mais fechado e resistente. Contudo, esse também é o modelo que fica mais perceptível na fachada das casas e apartamentos. Além disso, esse tipo de rede costuma ser mais caro do que os outros modelos disponíveis no mercado.

A tela de proteção com malha 3×3 é mais indicada para quem tem animais de estimação pequenos em casa, pois ela não permite que esses bichos passem pelas tramas. Além disso, ela também é uma boa opção para quem tem gatos, pois os felinos costumam ter mais dificuldade para roer esse tipo de malha.

Malha 5×5 – As redes de proteção com malha 5×5 são as mais usadas. Elas não são nem muito abertas e nem muito fechadas, portanto, as telas com esse tipo de malha não chamam tanta atenção como as redes com malhas 3×3.

As telas de proteção com malha 5×5 também são seguras e resistentes e podem ser instaladas em casas com crianças e animais de estimação.Malha 7x7As redes de proteção feitas com essa malha são mais abertas, portanto, permite que os moradores tenham uma visão melhor da janela. Elas podem ser instaladas em casas e apartamentos com crianças.

Malha 10×10 – As telas feitas com essa malha garantem uma boa proteção para crianças e são boas opções para sacadas, janelas de correr e janelas basculantes.

Como instalar uma tela de proteção?

Para que a instalação da tela de proteção seja feita da melhor forma possível e para que esse equipamento possa realmente oferecer um bom nível de segurança para os moradores da casa ou apartamento, o ideal é que a rede de proteção seja instalada por uma equipe especializada.

Muita atenção na escolha desta empresa que você vai contratar para fazer o serviço. Ela é responsável pela instalação e deve ser acionada se houver qualquer problema. Peça referências à empresa ou busque indicações entre pessoas que você confia.

A parte 3 da norma da ABNT estabelece requisitos mínimos para instalação. As redes, os ganchos e as buchas usados na instalação devem passar por teste de resistência.

Além do mais, a empresa que fizer a instalação deve colocar uma identificação com o seu CNPJ e fornecer um atestado válido pelo tempo de vida útil da rede. A garantia exigida em norma é de 3 anos para proteção de crianças, mas uma rede pode durar até 8 anos. Vai depender das intempéries, se está sujeita à insolação, chuva etc.

No entanto, para que você saiba como esse processo é feito, vamos explicar agora o passo a passo para instalar a tela de proteção, assim você fica de olho na equipe que instalar na sua casa:

  1. Instale os ganchos na parede;
  2. Coloque a rede nos ganchos;
  3. Corte a parte da rede que ultrapassou as bordas da janela;
  4. Transpasse um cordão naval por todos os ganchos;
  5. Estique e amarre o cordão naval.

Como cuidar de uma rede de proteção

Você pode limpar a sua tela de proteção com água e sabão neutro sempre que achar necessário, mas você não deve utilizar produtos abrasivos, pois eles podem desgastar o material da rede. Além disso, nunca remova os ganchos para fazer a limpeza do equipamento.

Outro cuidado que deve ser tomado é na hora de retirar a rede, seja para trocar por outra, seja porque não tem mais utilidade, ou para fazer a pintura da fachada do prédio. É preciso não só retirar a rede, os ganchos e as buchas, como também fechar os furos corretamente, pois pode infiltrar água da chuva, causando problemas na fachada e na parte interna, como manchas na pintura e infiltração.

Quanto custa instalar uma tela de proteção?

O preço da rede de proteção vai variar de acordo com o tamanho e a quantidade de janelas ou sacadas nas quais você quer instalar esse equipamento.

Outro fator que pode influenciar no preço é a matéria-prima e a malha escolhidas para a tela de proteção.

Por isso, para saber exatamente quanto vai custar a instalação de uma rede de proteção na sua casa, você precisa solicitar um orçamento de uma empresa especializada.

O condomínio pode interferir na instalação da tela de proteção?

Como é um item de segurança, o condomínio não pode impedir a instalação de telas de proteção.

No entanto, como esse equipamento é colocado na fachada, ou próximo a ela, o condomínio pode estabelecer algumas regras sobre a instalação desse item.

Por exemplo: alguns condomínios só permitem que os moradores instalem telas de proteção de uma determinada cor, como branco ou preto. Além disso, o condomínio também pode determinar o tamanho das tramas da tela e o procedimento de instalação.

Sendo assim, se você mora em um condomínio e quer instalar uma tela de proteção, consulte o zelador e as normas do condomínio antes de entrar em contato com as empresas que fazem esse tipo de serviço. Dessa forma, você evita desgastes e ainda não corre o risco de colocar a tela errada e ter que mandar retirá-la depois.

Fonte: SíndicoNet, Abril 2022

Nosso objetivo é o bem-estar dos moradores, a valorização do seu patrimônio e o zelo pela conservação.

A contratação do Síndico Profissional traz segurança e tranquilidade aos moradores. Atuo com experiência técnica e administrativa, com agilidade, ética e transparência.